segunda-feira, 13 de novembro de 2006

Um breve passeio pelo futebol internacional

A selecção francesa joga sempre no Stade de France, frente a um adversário de média importância. Grécia, Dinamarca, Camarões ou Japão são, normalmente, os adversários escolhidos.

O escrete canarinho joga sempre na Europa. É sempre um teste importante contra alguém. Na Suíça, na Suécia ou no Reino Unido. São estes os locais dos seus amigáveis. Os adversários têm sempre muitas ausências nas suas convocatórias.

A Squadra Azzurra nunca tem um jogador razoável do meio campo para a frente nas suas convocatórias. Jogam seis vezes por ano com a Macedónia e três contra a Escócia. O defesa central Nesta nunca é seleccionado nos últimos 4 meses do ano civil.

A Espanha, nossa vizinha, tem sempre treinadores que não percebem lá muito de esquemas tácticos. Luis Aragonés, actual timoneiro de "nuestros hermanos" ainda não colocou a sua selecção a jogar em nenhum sistema táctico. Só coloca 11 jogadores em campo. Javier Clemente é do nível do Professor Doutor Henrique Calisto, que está no Vietname.

Na Holanda, há sempre os indisciplinados. Van Nistelroy, Seedorf, Van Bommel e os próprios seleccionadores. Nunca se percebe lá muito bem, mas há sempre alguém chateado. Leo Bennakker escreve sempre sobre este tema num jornal holandês.

Inglaterra e Beckham. É isto mesmo. A discussão passa por aqui. Joga, não joga. Convoca, não convoca. Lampard e Gerrard, e até que ponto são compatíveis. Aaron Lennon, futuro Garrincha. Wright-Phillps, Overmars negro, em quem Mouriinho não aposta, mas que também não sabe cruzar.

Maanschaft. É. Estão sempre a subir. Têm jovens alemães com muito talento. Sim, sim. São jovens polacos, brasileiros, austríacos, ganeses, senegaleses. É a Alemanha portanto.

Para finalizar, temos a nossa Selecção Nacional. Scolari, que já apagou o ficheiro word dos convocáveis entre 2004 e primeiro semestre de 2006, agora tem outro modelo: convoca por sorteio electrónico. Aparecem alguns agora e desaparecem depois. Os amigáveis de Portugal são sempre os mais desagradáveis nas datas FIFA. Os grupos de Portugal têm sempre as piores selecções. Nunca muda o esquema. Todos os seleccionadores já sabem qual é o onze de Portugal.

AD

Sem comentários: