terça-feira, 17 de outubro de 2006

Os embustes da America Latrina

Já repararam que não existem jogadores chilenos, uruguaios, ou paraguaios que não sejam internacionais? Pelo menos, os que estão na Europa já defenderam as cores do seu país, mas isso não quer dizer necessariamente que sejam "grande espingarda". Começemos pelo caso MAI GRAVE: o Uruguai. Dos 100 uruguaios a alinhar no Velho Continente - 90% deles em Espanha - todos já defenderam a camisola celeste. Se remontarmos à última boa equipa do Uruguai deparamo-nos com nomes como Enzo Francescoli, Ruben Sosa ou Carlos Aguilera. Esses sim era bons. Mas vamos deixar de viver no passado e passemos ao presente.

O que é que me dizem ao Estoyanoff?. Avançado do Cádiz, comprado pelo Valencia. Internacional, claro, e titular absoluto da celeste, assim como o sarrafeiro Dos Santos, que pula de clube em clube, mas nunca impõe o seu futebol. Será que é porque a maior parte das equipas quer ver o carniceiro num talho e não num campo de futebol?

Há sempre o central Gonzalo Sorondo, que ia ser o sucessor de Montero, mas nunca calçou no Inter e que actualmente se arrasta por um qualquer clube da parte baixa da tabela de Inglaterra. Porque não falar do Chevánton? Fez miséria no Lecce e agora não é capaz de se impor no AS Monaco, de Boloni. Atenção, toda a gente se impõe no campeonato francês, até o Pauleta. Curiosamente abandonou a selecção desavindo com o seu seleccionador. Um urugaio qualquer que tem sempre entre 50 e 60 anos e acaba o seu trabalho ao fim de quatro anos depois de a selecção não ter sido apurada para um mundial ou não ter passado da primeira fase. Será que Chevantón abandonou a selecção por ser suplente do Zalayeta, eterno suplente da Juventus, mas que brilha de vez em quando (quando é emprestado para aí ao Empoli)? Quanto ao Recoba, palavras para quê? É só o suplente mais caro do mundo.

Bem poderia dar muito mais nomes de internacionais uruguaios que vêm para a Europa rotulados de vedetas e depois passam avida a aquecer o banco como Carlos Bueno, sim o do Sporting também é internacional, Pandiani, Loco Abreu, Varela etc. mas não vou cansar mais o leitor, pois a ideia está no ar.

Nota: Conheço um urugaio que ainda joga no seu país: chama-se Morales é avançado grande e muito tosco. Qunto à equipa onde alinha já não me lembro, mas só poderá ser no Nacional ou no Penãrol de Montevideo.

Amanhã falamos do Chile.

LC

Sem comentários: