segunda-feira, 30 de outubro de 2006

Factos

Simples e directo: Anderson, jogador de 18 anos do F.C. Porto, enquanto jogar em Portugal, vai ser sempre o melhor jogador da Liga. Chegou a meio da temporada passada, jogou nos B's dos dragões, fez quatro jogos e foi logo considerado "fantástico"; "fenomenal"; "brilhante"; possuidor de um enorme pénis"; "excelente cultura técnico-táctica"; "excelso domínio de bola"; "forte capacidade de remate".

OK. Começou a época muito bem. Muito bem mesmo. A fazer passes de 100 metros para o espaço vazio, onde aparece sempre o Quaresma vindo muito de trás apesar de defender pouco. Anderson aguenta todo o choque. Não é como Diego, que encostavam nele e ganhava a falta. Anderson carrega o piano e leva-o lá a frente a Postiga, ou a Lisandro. Certo. Então estava a ser considerado o melhor jogador.

E ofuscou João Moutinho. Parece que o 28 do Sporting nem pode entrar nestas contas, tal a capacidade galáctica de Anderson. Esse que aparece nas filmagens de todos os treinos abraçado a Lucho Gonzaléz, com o pescoço a descair para o ombro dele. Deve ter ofuscado. É que já ninguém se lembra de João Moutinho na altura de eleger o melhor jogador na Liga. Até Nani, com as fintas de corpo, meteu o algarvio no bolso. Deve ser porque ele, com 20 anos acabadinhos de fazer, já tem mais de 100 jogos pelo Sporting. Quase consecutivos. Todos a titular. Quase todos a jogar 90 minutos. Já ninguém nota. Já não importam os cabritos que ele dá a meio-campo. Não importa que agarre num banco e olhe Patrick Vieira nos olhos. Que já tenha jogado uma final da taça UEFA. Que encoste em Van Bommel. Que comece a descair para a esquerda e desmarque pessoas com o calcanhar. Não importa que faça com perfeição qualquer uma das posições de um meio-campo. Também não é muito importante que já seja internacional. Anderson tinha lugar de caras em qualquer equipa do mundo. João Moutinho... hum, talvez...

Em jeito de conclusão: João Moutinho vai continuar a jogar no Sporting. Anderson só joga em 2007. Mas o jogador do ano vai, claramente, ser o brasileiro. Não tenho dúvidas.

BM

Sem comentários: