segunda-feira, 21 de maio de 2007

Bwin Liga: A luta pelo título

O FC Porto venceu o 22ª título nacional. Com mérito. Não por ser, ao contrário de outros anos, a melhor equipa, mas sim por liderar da primeira à última jornada. É obra e também desgastante, apesar de parecer fácil. Jesualdo pegou no comboio em andamento, colocou-o a carborar e fez uma primeira volta de sonho. A segunda não foi tão boa. Aliás, sejamos sinceros, não foi boa. As contratações de Janeiro foram apenas para dizer que tinham reforçado o plantel porque ainda estavam em três frentes. Zero! Na minha óptica nota negativa para o discurso de Jesualdo: não é necessário criarmos uma personalidade dentro de nós que não corresponde à realidade. São opções.

No Sporting, a época acaba por ser positiva. Em segundo lugar a apenas um ponto do Porto. Disputa a final da Taça de Portugal na próxima semana e entrou, novamente, de forma directa para a milionária competição da UEFA. Embora tenham sido bafejados pela sorte, no respeitante a lesões graves em jogadores nucleares (apenas me recordo de Tonel), é de realçar o comportamento positivo de uma equipa feita à base da formação, com bons jovens jogadores portugueses e sul-americanos, e sem referências fortes no balneário, condição essencial para criar um grupo vencedor. Não será fácil manter todos estes jogadores.

O Benfica tem dois problemas crónicos, que se discutem sempre no princípio, meio e fim de temporada. Aliás, discutem-se sempre, até na pré-época, que são o departamento médico e o facto do plantel ser curto. Como ninguém gosta de resolver este problema, para o ano dvemos continuar a falar deles. E foi precisamente por eles que a época é negativa. Viver metade da época sem Rui Costa, um terço sem Miccoli, um terço sem Luisão e ficar sem Simão e Nuno Gomes nos últimos cinco jogos do campeonato não é fácil. O Benfica não é o Real Madrid, mas a culpa é exclusivamente dos seus dirigentes e técnicos. Foram até a uma fase muito adiantada da Taça UEFA e discutiram o título até à última jornada. O plantel era curto? Todos os anos dizem o mesmo. Joguem a pré-elimanatória.

AD

Sem comentários: