quarta-feira, 29 de outubro de 2008

O problema alemão


Confesso que andava com vontade de escrever este post. Ainda não o tinha feito pois quis reunir um conjunto de material que consubstanciasse a estatística que aqui vou apresentar.

Após ter lido mais uma notícia na imprensa desportiva decidi avançar. Não poderia esperar muito mais. Aqui vai:

Todos os guarda-redes alemães que joguem em boas equipas europeias, sejam elas teutónicas ou não, têm sempre problemas com os treinadores e colegas de equipa.

O último caso que li (o tal que me deu força para redigir este post) foi Timo Hildbrand, do Valência. Diz ele que "não conta no plantel e não possui nenhum sinal de quando irá jogar".

Hans Jorg Butt, actualmente no Bayern Munique, esteve o ano passado no Benfica. Ele ou o seu empresário faziam declarações à imprensa lusa e alemã todos os dias. Diziam eles, na altura, "que não tinham vindo a Portugal apanhar Sol".

Jens Lehmann, do Estugarda e com passagens pelo Milan, Dortmund e Arsenal, teve sempre um problema que nunca conseguiu resolver: ofendia, de forma regular e diária, o seu concorrente directo. As ofensas ganhavam uma escala maior quando os adversários roubavam o lugar de Jens. Foi assim com Almunia, no Arsenal, onde afirmava que o espanhol "não resolvia jogos", transportando essa teoria para a Maanschaft, dizendo que "Oliver Kahn não prestava".

Recuando alguns anos, recordo-me de uma relação muito tensa entre Stefan Klos do Rangers e Kopke do Marselha. Discutiam quem teria de ser titular na selecção da Alemanha. As agressões verbais eram mútuas. (Reparem que nos anos 90 os bons guarda redes alemães jogavam em equipas que nunca jogam bom futebol).

Robert Enke, agora no poderoso Hannover, mas com uma breve passagem pelo Barcelona, também fez das suas na cidade condal. A sua suplência era semanalmente criticada pelo próprio e também pelo empresário. Este último dizia que "Robert não era guarda redes para ser suplente do Barcelona".

Ando atento às declarações de Rene Adler, guarda redes do Bayer Leverkusen, mas como este ainda é titular não me foi possível integrar este "keeper" na estatística.

AD


Sem comentários: