segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Ambições desmesuradas ou franca falta de "scouting"?

Cada início de época na Premier League é uma alegria para clubes como Aston Villa, Tottenham, Everton ou Newcastle United. Equipas deste calibre pensam sempre que vão poder rivalizar com os tubarões ingleses. Enganam-se. Mas sim, são competitivas — não é isso que está em causa.

Mas, por muitos milhões que sejam injectados, qual é o problema de clubes como Aston Villa, Tottenham (o clube que Hélder Postiga gostava de acompanhar na televisão em pequenino) ou Newcastle United? Por muito que os avançados sejam tecnicistas e possantes, que os médios criativos sejam tecnicistas e velozes, possuem sempre um mau central, dois maus laterais e um trinco muito pouco eficaz. Além do mais, enchem as equipas de escoceses, galeses, irlandeses e maus ingleses.

Vejamos casos práticos:

Tottenham
Laterais: Alan Hutton (Escocês), Chris Gunter (Galês)
Central: Jonathan Woodgate
Trinco: Tom Huddlestone

Aston Villa
Laterais: Stephen O'Halloran (irlandês), Luke Young
Central: Carlos Cuellar (já aqui falado)
Trinco: Garreth Berry (aconselhamos a visualização da imagem deste fulano)
(Confessamos que houve alguma dificuldade nas escolhas do Aston Villa. Eram todos muito desagradáveis...)

Newcastle
Laterais: David Edgar, Ben Tozer
Central: Steven Taylor
Trinco: Danny Guthrie
NOTA: Nos Magpies temos ainda, por exemplo, Shay Given e Damien Duff (ambos irlandeses). Lembramos ainda o galês Gary Speed, que esteve vários anos em Newcastle e que colou o português Hugo Viana no banco de suplentes. O lateral direito Stephen Carr, que deixou este ano St. James Park, tem o seguinte percurso futebolístico: 1993–2004 Tottenham Hotspur; 2004–2008 Newcastle United.

O Everton também tem uma longa tradição de internacionais escoceses. Veja-se o avançado McFadden, hoje a arrastar-se no Birmingham City da segunda divisão. Ou o veterano central Alan Stubbs, que representou o Everton entre 2001 2005 e de 2006 a 2008 e que está hoje no Derby County – uma equipa que desceu a época passada de divisão, depois de ter contratado vários escoceses entre eles a estrela do futebol escocês David Miller. E o expoente máximo: Duncan Ferguson, hoje retirado, mas que pontificou na frente do ataque da segunda equipa da cidade dos Beatles até aos 35 anos. O irlandês Kevin Kilbane foi dos toffees entre 2003 e 2006.

Atenção que podíamos ter partido para outras equipas. Como Fulham, Bolton ou Portsmouth. Mas, francamente, não nos apeteceu. Por enquanto...

BM e LC com AD

Sem comentários: