segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

O verbo resolver e o Sporting

É sabido que Liedson, ponta-de-lança do Sporting, é conhecido por resolver jogos com os seus infindáveis dotes goleadores. Aliás, é bem conhecida a tarja pertencente a uma das claques leoninas, com a inscrição "Liedson Resolve".

Sim senhor, até aqui não há problema.

O problema surge quando o Sporting vence os seus jogos pela margem mínima ou um jogador seu bisa (que não Liedson).

Aquando destas situações, o verbo "resolver" entra, invariavelmente, nas manchetes dos jornais. Atente-se à ultima vitória dos leões na Madeira: "Vukcevic resolve".

Moutinho bate a grande penalidade do Sporting, contribuindo para uma vitória tangencial por 2-1: "Moutinho (resolve) aponta castigo máximo". Por vezes o verbo resolver aparece dentro de parentesis. Não se percebe bem porque.

Jogos houve em que Ricardo, antigo guarda-redes do clube de Alvalade e agora no Bétis de Sevilha, efectuava um punhado de formidáveis paradas, ajudando a garantir uma vitória. Os noticiários abriam da seguinte forma: "Ricardo resolveu". Aqui utilizava-se a terceira pessoa do Pretérito Perfeito.

Quando Yannick Djaló bisou frente ao Benfica, no Torneio do Guadinana, tendo Liedson ficado em branco, logo surgiram títulos com a frase: "Sem Liedson, Yannick resolve".

P.S. Atenção, com este raciocínio, não pretendo, em nenhum momento, ser a partir de hoje Persona non grata em Alvalade.

AD

1 comentário:

Batista disse...

Bem, e as "muletas" da imprensa desportiva sempre que se passa algo de, vá lá, menos "normalinho" lá para as bandas de Coimbra ? Toda a gente chumba..."Benfica chumba em Coimbra", "Estudantes cábula na Primeira Liga"...etc, etc...

E já agora, AD, convenhamos que tens tanto interesse em saber o que em Alvalade dizem de ti como tem o Mugabe em saber o que diz a "Carta dos Direitos Humanos"