quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Ciclos infernais

Ora bem. Em Portugal lê-se com alguma frequência, na imprensa desportiva, o termo "Ciclo Infernal". O que se passa é que existe uma diferença formal no conceito do termo em Portugal e nos restantes países do mundo.

Vejamos.

Um "Ciclo Infernal" acontece, habitualmente, quando F.C Porto, Benfica ou Sporting têm cinco jogos no espaço de 20 dias. Habitualmente envolve uma deslocação a Braga, uma recepção de um adversário directo na Champions (Celtic, Roma ou Marselha, a título de exemplo), uma recepção ao Estrela da Amadora, uma deslocação para a liga milionária (em princípio a casa do líder do grupo), e termina com uma deslocação a Leiria. Ciclo Infernal em Portugal.

Em Inglaterra, por exemplo, os Ciclos Infernais são um pouco mais agressivos. Está hoje a decorrer o chamado "boxing day". Para já, em Inglaterra, joga-se no Natal. Depois existem cinco jogos para fazer em dez dias. O Manchester United e Arsenal jogaram hoje e acho que amanhã também já jogam. Há que despachar campeonato porque vem aí um Europeu. Ah, é verdade, para os ingleses não.

No fundo, este post serve apenas para pedir um pouco de contenção verbal à imprensa desportiva portuguesa. Receber o Estrela da Amadora e ir a Leiria (sempre com 1000 pessoas no estádio municipal) não podem ser jogos inseridos num contexto de ciclo infernal. Mais modéstia, por favor.

AD e BM

Sem comentários: