terça-feira, 11 de setembro de 2007

Qual o mais competente?

Os departamentos médicos dos três grandes clubes em Portugal têm características muito específicas.

- Entre o Estádio do Dragão e o Centro de Estágios de Olival Crestuma os terapeutas recuperam em tempo recorde os atletas. As primeiras indicações são que o atleta vai ficar de fora, por exemplo, um mês. No entanto, uma semana e meia depois, o futebolista já sobe ao relvado para fazer corrida condicionada. Ao fim de duas semanas, já calça chuteiras. Três dias depois integra o treino sem limitações. Se o próximo jogo é na segunda-feira, já está na lista de convocados. E joga os últimos 30 minutos. Outra nota muito importante é que, excluindo o Pedro Emanuel que tem uma lesão desde os três anos, as roturas musculares no F.C. Porto são, no máximo de dois meses.

- Em Alcochete, porque o Sporting nunca sai de lá, o departamento médico é composto por cientistas. Além de trabalharem na Academia, julgam doutoramentos, trabalham para a NASA ao avaliar a condição física dos astronautas. São muito precisos. Se o Derlei se lesiona seis meses, meus amigos, não esperem prendas de Natal. A 1 de Março, o avançado brasileiro vai estar às ordens de Paulo Bento. Nem mais um dia. Nem menos. Veja-se o caso da lesão de Pedro Silva na Supertaça. Joelho com problemas, umas semanas de tratamento e ele lá deve ter treinado em pleno um dia antes do previsto. O que sucedeu? Lesão de seis meses no joelho que tinha sido prejudicado. De notar que as roturas musculares no Sporting C.P. são o habitual: entre três e quatro meses.

- O departamento médico do S.L. Benfica é composto por médicos de família. Daqueles que nos fazem ir à SAP e estar várias horas na fila para recebermos uma receita de uma pomada que não pode ser passada sem prescrição. Além de trabalharem entre o estádio da Luz e o Centro de Estágios Campus Caixa Geral de Depósitos (ou lá o que é), são médicos do Estado. Fazem algumas horas nas urgências dos hospitais. E esses vícios transpiram para o corpo clínico dos encarnados: Luisão fez um teste decisivo à sua lesão (que já vem da época passada e que o ia afastar, no máximo, um mês) no dia do jogo contra o Copenhaga. O que indicava que estaria próximo da recuperação. No jogo contra o Nacional da Madeira já não foi convocado. Recordemos as lesões de Miccoli, de Nuno Gomes, de Rui Costa. No S.L. Benfica a previsão, ao contrário dos outros grandes, é feita em número de jogos e não de meses. "Luisão falha sete partidas", em vez de "Luisão falha três meses". Marc Zoro está a recuperar de uma finta de Rafael Sóbis no primeiro jogo do Torneio do Guadiana. Na altura eu estava de férias. Já estou outra vez, na segunda semana, e Zoro continua lesionado. Aliás, sofreu um toque no treino de hoje. Depois há o caso de David Luiz, que parte o dedo do pé e está a meter gelo um mês. "Vamos então operar, já que isto não vai lá com pomadas." Não vale a pena falar no caso de Pedro Mantorras.

BM com AD

1 comentário:

Lunatic on the grass disse...

Desconfio que quando lhe mandam pôr gelo, há malta que põe no whiskey.