terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O Auxerre de antigamente


Seguindo a lógica da nova rubrica, brilhantemente inaugurada por AD, com a colaboração heróica de Ricardo Sousa, permitam-me a inserção neste espaço nobre de uma outra equipa, também ela muito, mas mesmo muito poderosa: AJ Auxerre, eternamente treinada pelo conceituado Guy Roux, uma espécie de Pedroto francês, ou de Artur Jorge (mas percebendo mais de futebol que este último, ainda que tivesse recentemente vaticinado a Yebda uma excelente carreira na posição 6. Não quero ser demasiado pessimista, mas não me ocorre tamanha veleidade futurista para o rapaz argelino. Uma carreira razoável já não era mau. Vá, seria mais realista).

Já escrevi isto tudo e ainda não disse praticamente nada sobre o Auxerre. Porquê? Isso mesmo: não há realmente muito para dizer. dignos de registo: 1 campeonato (1995-1996); vencedores da Intertoto em 1997 e em 2006.

Jogadores assim que me lembre, é complicado. Maus praticantes mas, ainda assim, campeões, temos: i) Corentin Martins. Certo dia, esteve para vir para o Sporting. Ainda bem para o nosso campeonato que ficou em terras de nuestros hermanos, no Deportivo da Coruna (outra equipa digna de registo para esta rubrica, fica a sugestão); ii) Franck Rabarivony (jogou no Vitória de Guimarães, este pormenor esgota mais evidências); iii) depois um grupo com Alain Goma, Taribo West, o verdinho Frank Silvestre; iv) outro grupo com Lamouchi, Guivarch, Dioméde, etc, etc. Foram campeões com bravura, nada mais.

bCp, com a ajuda do site da Association de la Jeunesse Auxerroise e do Wikipedia.

2 comentários:

Anónimo disse...

É pá, o Auxerre!! Já não ouvia falar no Auxerre há uns bons 10 anos. Bom clube. Medianamente, vá!

Anónimo disse...

Tenho de defender este clube.Não só por o Guy Roux fazer anos no mesmo dia que eu, mas também por ver no Auxerre uma das melhores escolas de França.
Jogadores como Djibril Cissé,Mexès, bacary sagna, Abou Diaby, Bruno Martini( há muitos anos), Pedretti ou um tal de Eric Cantona, foram aí formados.
Depois temos jogadores que, não sendo lá formados, por lá fizeram parte da sua carreira:Laurent blanc, Basile Boli, Lionel Charbonnier, Guivarch, Moussa Saib, Pascal Vahirua, Christophe Cocard e William Prunier.
Ainda assim, tenho de concordar que, com o passar dos anos, equipas como Stade Rennais, Bordéus,Lyon ou PSG começaram a formar mais e melhores jogadores.
R. Sousa