segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Interiores direitos, enigma do futebol

Vamos dissecar, um pouco, a posição mais enigmatica do futebol moderno: a de médio interior direito. O que é um médio interior direito? É um jogador destro, aliás como 90 por cento deles, que na realidade era trinco, mas que foi adaptado, precisamente áquela posição, por só saber jogar com o pé direito e porque está às ordens de um treinador cobarde. Perdão, defensivo. Temos inúmeros casos, mas o mais conhecido sera, quiçá, o de Gatusso. Este excelso sarrafeiro, perdão jogador, joga como interior direito no Milan e na selecção italiana. Ora, como é que um tipo que nem sabe fazer um centro joga descaído para um dos lados do campo? É simples é treinado por italianos - Ancelotti e companhia - que só sabem jogar à defesa. Assim, e escudando-se no facto de jogarem com dois avançados, espetam com três trincos no meio-campo. À parte desta situação, o interior direito tem sempre um trinco melhor que ele. No caso do AC Milan e da azzurra, Pirlo. Note-se ainda que já existe outro interior direito no AC Milan, Gourcuff. É claro que este francês joga melhor com os olhos fechados que Gatusso com os olhos abertos, mas enquanto lá estiver o cobardolas do Ancelotti… Adiante.

No Werder Bremen, o internacional alemão Torsten Frings também já foi “encostado” à direita, O objectivo é dar lugar a um qualquer musculado Schulz ou Fritz – não, não são nomes fictícios. Refira-se que Frings também já tinha sido “encostado” no Bayern por de De Michellis. Bayern que tabém tem um interior direito… desde pequenino: Owen Hargreaves. O trinco é neste momento Ottl.

No Inter, Mancini também já adoptou a formula mágica. And the winner is: Javier Zannetti. A diferença e que este era lateral direito, mas como foi substituído pelo possante Maicon, Mancini lá arranjou um lugar para o velho Zannetti no meio campo nerazzurro. O sacrificado: Luís Figo.

Continuando em Itália, e perdoem a mudança de flanco, mas tem de se dar este exemplo, é obrigatório falar de Perrota. Trinco puro, esteve até para rumar ao Benfica de Trapattoni, actua agora como…. Interior esquerdo.. é perfeitamente natural. É que o atleta em questão tem um pé esquerdo que serve para… subir para o autocarro. Mas é claro num meio campo já povoado com De Rossi e Pizarro, o lugar de Perrota só podia ser no lado esquerdo. Sim porque sarrafeiro, no banco, em Itália, nem pensar.

Para acabar, podemos falar nos exemplos de Portugal. Katsouranis no Benfica, porque Petit, que não é melhor que ele, assim o obriga. Ou Paredes, que quando não está no estaleiro é desterrado para o lado direito do meio campo leonino.

LC

1 comentário:

Equipa de Estudos Estatísticos disse...

Fantástico Post. Carmo tens de aparecer mais vezes. tenta manter uma residência de uma vez por semana. Os nossos leitores irão sair mais enriquecidos. Um grande bem haja. AD