quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

O nosso campeonato, ou o que resta dele...

Decidi hoje, em dia de fecho do jornal que contribuo diariamente, falar um pouco do campeonato português.

Estamos em meados do mês natalício. A 1ª volta ainda não terminou, no entanto o FC Porto, aconteça o que acontecer, será sempre campeão de Inverno. Na prática, será também, campeão em Maio.

O Sporting não está mal. Perdeu com o seu grande rival, em casa, ficando de fora das competições europeias três dias depois. Penso eu, que esta eliminação não doeu muito. Tirando a final da Taça Uefa, que perdeu para o CSKA Moscovo, a equipa leonina nunca sabe muito bem como jogar na Europa. No campeonato está a cinco pontos do líder, o que não é mau. A normalidade foi conseguida na semana seguinte, aplicando chapa três ao débil Vitória de Setúbal, que já tem, novamente, Carlos Cardoso no comando da equipa.

O Braga está bem, mas também está mal. Não percebo muito bem, mas se passarem à fase seguinte da UEFA, poder-se-á fazer um balanço positivo.

O Benfica é intermitente. Os seus jogadores também. Ora estão lesionados, ora estão aptos. Tirando, obviamente, Rui Costa, que se encontra constantemente lesionado. As aspirações passarão por fazer uma boa campanha na UEFA e tentar vencer a Taça de Portugal, essa competição tão bem organizada, com final num dos mais belos palcos da Europa.

O Nacional da Madeira e o Marítimo parecem-me equipas sólidas e com bons valores individuais. Os fartos orçamentos que as equipas das ilhas possuem, garantem alguma qualidade na construção dos respectivos plantéis. Deverão ficar logo a seguir às equipas acima mencionadas.

São estas as equipas do Campeonato Nacional.

Não há mais.

AD

Sem comentários: