segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Análise à 1ª volta da (Des)Liga Portuguesa




Terminada a 1ª volta da Liga Portuguesa e face aos acontecimentos já ocorridos e relacionados com este campeonato, resolvemos fazer uma análise geral mas também individual de uma competição que atravessa sérios problemas de maturidade. Se cada um de vocês perder 1 minuto a analisar a classificação geral e recordar o comportamento de cada uma das equipas, chegará facilmente à conclusão de que a Liga Portuguesa está a acabar com a paciência de qualquer adepto que aprecia futebol.
Introdução concluída, passamos aos factos inerentes a cada uma das equipas logo após uma constatação que prova a mediocridade que reina nos relvados em Portugal.

- Em 45 pontos possíveis, aqueles que constantemente insistem em denominar-se "grandes" apenas conseguem atingir dois terços: FCP (31), SLB (30) e SCP (30) não conseguem atingir os 70 por cento de pontuação que poderiam ter nesta altura. Muito fraco para quem se autointitula "um grande de Portugal".

Passemos então à análise detalhada por equipas:

- Rio Ave, V. Setúbal, Trofense e Paços de Ferreira pura e simplesmente não existem. Não existem e ponto final. Nem tentem inventar razões para destacar estas formações porque, por muito que procurem, não há.

- O FC Porto quer vender todos os suplentes que tem. Só conta com o onze e entretanto já despachou o Pelé para o Portsmouth, o Bolatti está perto do Independiente, o Farias está quase no Olympiakos e só o onze titular interessa manter. Está em quatro frentes mas não vão precisar de suplentes. Para quê?

- No Sporting, é o ano dos casos: primeiro Vukcevic, depois Yannick e Veloso e agora Stojkovic. Além disso, ninguém se lembra de ver o Miguel Veloso a jogar esta época. O Derlei já acabou a carreira mas o Paulo Bento insiste em colocá-lo em campo "mais alguns minutos" e o Grimi, por não jogar, ganhou mais tempo para andar na 24 de Julho a beber uns copázios. Este clube está sempre a subir de forma mas nos momentos cruciais falha sempre... ainda na jornada passada na Choupana isso aconteceu.

- O Benfica ia ter um ano brutal.Eram Aimar, Reyes, Suazo, Balboa, Katso, Cardozo, Di María, Léo... não podia falhar. Mas Quique Flores resolveu atacá-los a todos em público e autodestruir-se. Semana sim, semana sim o espanhol rebenta um jogador... no final vai acabar a jogar com Binya, Yebda e Mantorras. A baliza mais parece uma capoeira, o melhor marcador do clube na época passada está... sentado no banco. Claro, era mesmo onde ele devia estar.

- O Leixões desapareceu. Não perco mais tempo com este assunto. Continuo à espera que descubram para que liga europeia se transferiu.

- O Nacional até pratica bom futebol a espaços mas é só naqueles em que não está o nevoeiro que ataca a Choupana todos os dias.

- Não criticamos o Sp. Braga até porque a carreira na UEFA merece destaque. Resta só dizer que é a equipa que tem sido mais roubada a nível interno esta temporada.

- O Marítimo é daquelas equipas que ninguém sabe os resultados, nem dizer seis jogadores do onze, nem sequer saber se já fez algum jogo esta época. No início da época era o lanterna-vermelha e, em 2 jornadas, passou a lutar pela Europa.

- O Estrela da Amadora não recebe ordenados há quase 5 anos mas continua a ganhar 1-0 todas as semanas. Marcador do golo: Varela. Qual deles? Descubra você. Ah, não pagam mas entretanto continuam a inscrever jogadores... quer dizer, aproximados de, como é o caso de Tengarrinha.

- Na Naval só há um jogador: Marinho. A equipa da Figueira da Foz vive deste jogador que... só tem um golo na Liga. Está tudo dito.

- O V. Guimarães é a Sombra Oficial do campeonato. Tanto o clube como os jogadores são autênticas sombras daquilo que já foram: Andrezinho esteve quase no Benfica, João Alves era enorme, Nuno Assis o desequilibrador, Fajardo o homem dos golos surpresa e Douglas lesionou-se antes de ser alguém. Todos já foram jogadores bons mas hoje em dia ninguém os vê.

- No Belenenses, está em risco um novo "caso Meyong". Só por isto já dava para ficarmos aqui a rir à gargalhada. Mas o jogador em questão chama-se Vinicius Pacheco. Não vale a pena dizer mais nada pois não? Ah, a família de brasileiros faz grandes churrascos no Chimarrão.

- Por fim, temos a Académica (uma vez que os primeiros 4 clubes citados não existem). E neste clube até já assaltam a casa do treinador, Domingos, que muita Paciência tem de ter para ainda continuar em Coimbra. Ah, o Pedro Roma deixou a baliza para a entregar a Peskovic, após 25 anos como titular.

É isto meus amigos. Espero que gostem mas não inventámos nada. Tudo isto são factos concretos que caracterizam a (Des)Liga Portuguesa 2008/09. Chegámos a esta conclusão em poucos segundos...é natural que possam encontrar mais pormenores, com mais tempo de análise. A verdade é que esta Liga já não prende ninguém... nem mesmo os corruptos.

BV e AD

Sem comentários: