quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

As contratações do Benfica

Não irei criticar as idas ao mercado do clube de Lisboa. Não é essa a linha editorial deste blog. O que me leva a abordar as compras do clube encarnado, tem a ver com questões contratuais, que os jogadores envolvidos trazem consigo. Vejamos, então:

Airton, médio do Flamengo. O clube brasileiro apenas detém 15 por cento do passe do atleta. A percentagem já é ridícula, mas tudo piora mais adiante. O Benfica paga, ao campeão brasileiro, cerca de um milhão de euros. Deste milhão, mais de metade vai para o Atlético Madrid. Porquê?, pergunta o leitor, e com razão. Porque, em 2000, o Flamengo contratou à formação de Madrid o paraguaio Gamarra e, desde essa data, não depositou o dinheiro na conta bancária do clube de Simão.

Éder Luis, avançado do Atlético Mineiro. O Benfica adquiriu metade do seu passe por dois milhões de euros. E quem é o detentor dos restantes 50 por cento do avançado canarinho? Uma cadeia de supermercados. Sim, leu bem. Imagine Carlos Martins ter 50 por cento do seu passe detido pelo Pingo Doce ou pelo Lidl.
´
AD

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Está na hora

Costinha, "Le Ministre", está na Atalanta, desde 2007

Vamos analisar os números de Costinha desde que está em Itália? Vamos a isso.

Um jogo.

Boa tarde e obrigado

BM

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Detalhes da Premier League

Um amigo meu acordou-me hoje, às 8h37, com uma sms que dizia o seguinte:

"Estou farto do Tottenham! Não lutam para vencer a Liga, não lutam para ir à UEFA e não lutam pela despromoção! Não têm objectivos desde que bebo cerveja!

Concordo em todos os pontos com o meu companheiro. E, não satisfeitos, adicionámos mais uns detalhes à Premier League:

O Wigan tem sempre extremos sul-americanos muito rápidos;
O Blackburn possui sempre um turco que marca golos de fora da área;
O Sunderland é sempre má equipa;
O Burnley nunca tem jogos para o campeonato. Só joga para as Taças;
O Liverpool tem sempre opções limitadas;
O Everton joga mal, mas acaba sempre em quinto na classificação final;
O Aston Villa é sempre uma equipa a ter em conta, mas é um pouco como o Tottenham. Acaba a época e não fez nada.

AD, ideia e concepção de Hugo Keng

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Família feliz

Gene Hackman e...

...claro, Luiz Felipe Scolari, são pais de...

Valery Gazzaev, treinador do Dínamo de Kiev.

BM

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

A Selecção Nacional é assim (parte 2)

Insisto no tema Selecção Nacional. Agora, mais dois ou três pormenores que merecem ser abordados.

Repararam que:

- Carlos Queirós pretendia utilizar Cristiano Ronaldo nos jogos frente à Bósnia, mesmo sabendo que tem um pé destruido?

- Mais uma vez, muita gente treina condicionado (4ªfeira) e o jogo é já no sábado?

- Hilário foi convocado por estar habituado ao balneário competitivo do Chelsea?

- Ricardo Costa foi convocado, não para jogar, mas para poder dar informações sobre Dzeko e Misimovic, principais jogadores da selecção bósnia e seus companheiros de equipa no Wolfsburgo?

Repararam?

AD

domingo, 25 de outubro de 2009

Henrik Larsson


O jogador que já acabou a carreira mais vezes. E por sua vez a recomeçou.

BM

Como é que sabemos que o SCP já não vai ser campeão?

Porque vai jogar na TERÇA-FEIRA às 20h15 ao Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

BM

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Aviso importante


Muitos sportinguistas concerteza que rejubilaram com a derrota de Pedro Santana Lopes nas últimas eleições autárquicas. Eu sou benfiquista mas, caso tivesse votado em Lisboa, seria em PSL. De qualquer forma, cuidado caros sportinguistas que não votam PSL!

Neste momento, PSL encontra-se a descer a montanha. Já foi Primeiro-Ministro, Deputado (inclusive Chefe do Grupo Parlamentar do PSD), Presidente de autarquias,Professor do Ensino Superior, Presidente do SCP, entre outros cargos.

Ora bem, só lhe falta ser Presidente de Junta de Freguesia, por isso, volto a frisar: cuidado sportinguistas (que não votam PSL), porque ele pode voltar ao vosso clube. E neste momento tudo é possível, até o regresso do menino guerreiro ao SCP.

bCp

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Rooney

Rooney comentou recentemente que «era bom Portugal não estar no Mundial.» Eu percebo porquê, acho que todos já perceberam se estiverem a ler isto.

Aliás, a ideia é mesmo calharmos no grupo da Inglaterra, ou então jogarmos com eles nos oitavos-de-final, quartos-de-final, por aí...

A Inglaterra é a melhor selecção para enfrentar em tempos de crise. É aquele tipo de selecção com quem, normalmente, se deve jogar depois de duas derrotas seguidas ou de um empate comprometedor nas Ilhas Faroé (ou Feroe, como queiram).

Se repararem, quando Portugal joga com a Inglaterra, faz sempre 15 minutos de jogo deploráveis e sofre quase sempre o chamado golo madrugador. Depois, Portugal percebe que está a jogar contra uma equipa que não marca homem a homem, que não defende com o autocarro, que gosta de jogar futebol aberto e que, tirando um ou dois elementos que jogam realmente bem tecnicamente, pratica essencialmente jogo directo - muito bom para equipas como Portugal que, mesmo jogando mal, consegue fazer duas jogadas, suficientes para virar o resultado. Ou então, sempre existem os penáltis, depois de um prolongamento em que a nossa equipa e a da Inglaterra já só jogam com 10 jogadores. Aí Portugal dá a estocada final, porque sabemos que o Lampard ou o Rio Ferdinand só concretizam na Premiership.

bCp

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

A Selecção Nacional é assim

Talvez esta tema venha tarde. Talvez, mas como diz o ditado: "Mais vale tarde, que nunca!" E por isso, considero-me no direito de vos chamar a atenção para um fenómeno de grande relevo na "Selecção de Todos Nós". Cá vai.

As concentrações da equipa das quinas acontece, na maioria das ocasiões, à 2ªfeira. Acontece que, nesse dia, realiza-se um jogo da Liga. O que isto quer dizer? Os atletas que participaram nessa partida apenas irão apresentar-se a Carlos Queirós na 3ªfeira. Como jogaram no dia anterior, fazem treino condicionado. Talvez na 5ªfeira treinem de forma livre.

Mas há mais.

Cristiano Ronaldo, venha ou não lesionado do seu clube, faz trabalho de ginásio e corrida de sapatilhas calçadas até 5ªfeira. Na 6ªfeira treina a marcação de livres directos. Sábado joga.

Deco e Bosingwa chegam à selecção logo na 2ªfeira. Excelente!, dirá o leitor. Mas não. Os "ingleses" trazem consigo muita fadiga muscular. As indicações trazidas de Londres, e executadas em Lisboa, são para realizar trabalho de recuperação. Treinam sem limitações na 5ªfeira, a dois dias do jogo e com apenas mais um treino durante a semana.

Reparem que Raul Meireles apresenta sempre um condicionalismo fisíco. "Muita fadiga", diz Henrique Jones, médico da selecção. Na mesma linha do médio portista, surge-nos Tiago, da Juventus. Ou está lesionado, ou está em dúvida ou com grande desgaste fisico. É melhor preservar. Não treina, mas, sábado, talvez seja opção. "Depende da evolução do Raul, reage Queirós.

No meio de tudo isto há Pepe. Como esteve castigado durante muito tempo no seu clube de origem, é o primeiro a chegar às concentrações. Chega a Óbidos ou a Oeiras 2ªfeira de manhã e, por isso, treina sozinho com Queirós e Brassard.

A parte má é que, sendo o único atleta disponível, será ele a falar aos jornalistas. Pepe, nisso, é formidável, já que mistura três sotaques. A ver: português de Portugal, português do Brasil e, ainda, mas não menos importante, o português de Espanha.

AD

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Erros de casting


Eis um erro de casting que o SCP teve a proeza de cometer, não uma, mas duas vezes...até me dá arrepios vê-lo com aquela camisola vestida na foto...

(continua)

bCp

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Uma questão de imagem


Houve uma altura que uma quantidade considerável de jogadores, alguns de nível mundial, usava o famoso bigode ou então penteado a fazer lembrar os elementos das bandas musicais como os Beatles (um pouco mais cedo), Rolling Stones (no período áureo se é que realmente o tiveram), Barclay James Harvest, Moody Blues, Jethro Tull, entre outros.

Estou a lembrar-me de jogadores como Sócrates (um autêntico look de Che Guevara), Berti Vogts (um primeiro sintoma de estilo betinho); Johan Cruyff(vide Berti Vogts); Higuita (que pode muito bem ter influenciado o estilo de Kirk Hammet dos Metallica); Graeme Souness (na foto); Ian Rush; entre outros...

bCp

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Arsenal, os milionários de Londres


O Arsenal apresenta, sempre, 50ME de lucro.

Arsene Wenger, manager do clube londrino, tem sempre muito dinheiro para gastar no mercado de transferências.

Nunca compram ninguém.

AD

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Nomes curiosos


Marco Bode. Franco Foda. Bobó. Costacurta. Centofanti, entre outros. Concerteza tudo bons pais de família. Mas, meus amigos, eles têm nomes ainda piores que o meu. E peço desculpa ao Costacurta (do meu querido Milan) por tê-lo colocado nesta montra. Por isso é o único que merece foto...Se se lembrarem, façam uma pesquisa por Centofanti e reparem se ele não dava um bom membro de uma qualquer banda de trash metal da Eslovénia!?

bCp

Cirurgias

Os jogadores de futebol são sempre operados com sucesso. Não há, no futebol moderno, caso algum de um atleta que tenha apanhado conjuntivite durante uma cirurgia. Ou lhe tenha sido retirado inavertidamente o escroto durante uma operação ao quinto metatarso.

Pelo menos, no futebol moderno...

BM

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Separados à nascença


Hulk, do F.C. Porto


E este indivíduo que participou no programa "Ídolos" no Brasil, que nem sei o nome

BM

Carlos Azenha

Carlos Azenha foi despedido do comando técnico do Vitória de Setúbal. Por essa razão, fico triste. Lamento.

Penso que não prestígia a competição despedimentos à 4ªjornada (Ulisses Morais também já foi afastado da Naval).

Mas voltando ao antigo treinador do Setúbal, não posso deixar de recordar que afirmou o seguinte:

"Vamos defender como as equipas de Arrigo Sacchi e atacar como as de Van Gaal!"

O Vitória sofreu 12 golos nos últimos dois jogos. Não me lembro da selecção italiana e o Milan terem sofrido uma dúzia de golos em apenas dois jogos. Recordo-me, ainda, que os plantéis formados por Van Gaal, marcam golos. Vários. Imensos. Os sadinos marcaram um em quatro jogos.

Convém recordar também, que Carlos Azenha promoveu vários treinos de captação durante a pré-temporada. Agora que o técnico foi afastado, posso revelar que fui convidado a fazer três treinos no Bonfim. Não aceitei. Gerir este blog exige tempo e profissionalismo.

AD

domingo, 13 de setembro de 2009

Angulo no Sporting. Toda a história

(O Estatísticas da Bola teve acesso às conversas prospectivas entre o clube de Alvalade de o internacional espanhol)

Marco Caneira (MC): Estou?

Miguel Angel Angulo (MAA): Si? Caneira? Daqui Angulo!

MC: Angulo! Como estás?! Há muito tempo que não hablavamos! Tengo saudades tuas pá! Que é echo?

MAA: Cá ando. Olha, estava a pensar. Dá para ir para ir para o teu clube? Quero ir jogar à bola, hombre.

MC: Xi, caraças. Pero tu não habias já acabado tu carriera?

MAA: Epá, não juego há já algum tempo. Mas não. Ainda só tengo 32, hombre! Ahahah.

MC: Ahahaha. Pero, tengo que ver isso. Mas um jogado como tu deve ser caro, non?

MAA: Non! Custo ziero!

MC: O Sporting não tiene nicles.

MAA: Qué?!

MC: Nicles! Nadia!

MAA: Si, pero és un gran club de Portugal, non?

MC: Sim, temos a Academia, e mai não sei quê. E o treinador também é bom. Lembras-te do Paulo Bento?

MAA: Quien?

MC: Paulo Bento? Ele foi jogador do Oviedo há uns anos. Era um centrocampista. Forte, jogava muito bem para os lados. Nº17. Não te lembras?

MAA: Assim de súbito… non… Oviedo?

MC: Sim pá. Há uns anos valentes… Estás na net? Eu mando-te uma foto.

MAA: Ah, sim… tenho uma ideia ligeira. Mas olha, dá para ir?

MC: Epá, não sei… tenho de falar com o Barbosa e com o Paulo Bento.

MAA: Quem?

MC: Barbosa, Pedro Barbosa. É o director desportivo. Digo-te alguma coisa à tarde.

MAA: Bale! Hasta!

MC: Paulo, lembras-te do Angulo?

Paulo Bento (PB): Claro pá, o Bryan Angulo. Aquele que jogou no Boavista, né?

MC: Não, mister. O do Valência! O Angulo pá!

PB: Ah! O Angulo! Sim, claro! Granda jogador pá. Grande jogador. Jogaste com ele, né Marco?

MC: Sim, olha, ele quer vir jogar para cá.

PB: Para o Dpording?

MC: Sim.

PB: Mas ele não tinha acabado a carreira, depois do Koeman?

MC: Não, só não joga há muito tempo.

PB: Epá… Mas e não é muito caro? Chama lá aí o Barbosa. Ó Barbosa!

Pedro Barbosa (PeBa): Sim.

PB: Quero o Angulo.

PeBa: Quem?

PB: Não é o Bryan, o que jogou no Boavista e no Leixões. É o do Valência.

PeBa: Quem?

PB: O Miguel Angel Angulo, antigo capitão do Valência.

PeBa: Não sei quem é.

PB: Porra pá. O médio direito pá. Não sabes quem é? O gajo tem 32 anos, mas ainda pode dar uma perninha. E diz que quer vir para cá. E deve lembrar-se de mim do Oviedo. Perguntaste-lhe isso, Caneira? Lembra, não lembra? Quando eu jogava no Oviedo? Inesquecível… O gajo era miúdo, no Valência, e eu no Oviedo… Perguntaste? O gajo se calhar até deve querer usar o meu número, aqui no Sporting, o 17. Perguntaste, Caneira?

MC: Sim, sim. Lembrava-se bem… Então, ligo-lhe?

Bom, o resto já se sabe...


BM

Momento: "Eu digo cócó"

Manuel Fernandes, treinador da União Desportiva de Leiria, depois da primeira goleada da história do clube da cidade do Liz fora de portas (4-0 ao V. Setúbal).

"Estou triste..."

Não vou dizer mais nada. Quem quiser que vá aos jornais desportivos procurar os motivos da tristeza de Manel.

BM

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Lembrei-me de ti


Daniel Amokachi, antigo internacional nigeriano. Avançado possante, que se destacou na década de 90, quando a Nigéria decidiu que podia jogar futebol nas grandes competições.


Assumo que não gostava muito da peça. Era um indivíduo com um futebol pouco elegante. Ainda assim, em vésperas de entrar de fim-de-semana, lembrei-me dele. O que é de elogiar.


Marcou alguns golos, sempre em força, e festejava dançando, muito.


Jogou no Everton, Inglaterra e na Bélgica. (no Estatísticas não pronunciamos nomes de clubes belgas).


Bom fim de semana.


AD


quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Históricos em Crise


Regresso à escrita no blog com um tema que vou abordar aqui nos próximos tempos. Mas não vou alongar-me. Há vários históricos europeus em crise, uns há mais anos do que outros, mas a verdade é que a organização outrora demonstrada parece já não ser uma condição essencial dos mesmos para atingir os títulos da forma frequente com que o faziam num passado, até em alguns casos, recente.

O AC Milan é o primeiro clube a ser analisado de forma sucinta. Uma coisa digo já, Carlo Ancelotti saiu na melhor altura porque se tivesse ficado, teria agora um enorme problema para resolver. O clube vendeu a sua maior estrela dos últimos anos e não compensou a falta que Kaká vai fazer nos próximos anos. Mas o que mais me faz confusão neste caso particular é a queda abrupta de qualidade que o plantel rossonero tem esta temporada. Há vários jogadores que, sejamos claros e correctos, não podem vestir a camisola de um clube desta dimensão.

Ponto prévio: o Milan não possui um único guarda-redes de qualidade indiscutível para defender as suas balizas. Por isso, não comprem um mas sim dois guardiões, pelo menos. Ok, eu sei que o último a chegar foi Flavio Roma, que é melhor do que o ridículo Storari e o patético Kalac (emprestado entretanto ao Kavala, da Grécia). Epa, mas por favor, comprem um guarda-redes a sério.

Depois. A lista dos jogadores que estão no plantel e não podem jogar no AC Milan: Além dos já citados Storari e Kalac, acrescento ainda o enterrado Dida, que já ninguém sabe onde está. Na defesa, Onyewu, Favalli e Bonera não podem vestir aquela camisola. No meio-campo, há que despachar um tal de Abate, que mais parece um ucraniano sacado numa obra qualquer em Milão, o inconsequente e apagado Flamini e ainda os ex-jogadores Gattuso e Ambrosini. Quanto ao ataque, Pato e Huntelaar têm lugar e Inzaghi nunca pode ser menosprezado. Mas Borriello, Di Gennaro e o aposentado Ronaldinho já deviam ter sido varridos dali para fora. Por favor!

Além disso, com este plantel só um treinador experiente e sabido poderia montar uma equipa consistente com alguns destes nomes que já passaram pelo futebol. O Leonardo não é, de certeza, o homem indicado para dirigir o clube nesta fase da sua existência. Deixaram fugir Kaká e Gourcuff e as contratações não trouxeram nada de extraordinário. Veremos como o Milan dá a volta a esta crise.

BV

Algumas considerações sobre a Selecção Nacional

Bem! Para finalizar o dossier Selecção Nacional (até Outubro), aqui vão algumas considerações sobre quem lá anda.

- A cada insistência na convocatória do Rolando, confirmo as minhas convicções: o central do FC Porto apenas é convocado por "ser um gajo porreiro".

- Faço um apelo, sério, a todos os treinadores em Portugal, que vasculhem alguém para jogar no lado esquerdo da defesa.

- Está na altura de não se convocar guarda-redes que não joguem nos seus clubes. Vá lá...

- Não convoquem mais o Maniche, por favor.

- Tenho, ainda, um forte desejo de não ver mais a cara de Agostinho Oliveira na televisão. Agradecia que me fizessem esse favor.

- Já que estou numa de "wishlist", continuava, pedindo que recuassem o Pepe uns metros no terreno. Penso que estou a ser explícito.

Obrigado,

AD

domingo, 6 de setembro de 2009

As contas da Selecção Nacional


A cada jogo que passa, a Selecção Nacional está sempre com o apuramento mais difícil. Quase impossível.

Importam-se de nos dizer quando é que deixará de ter hipóteses?

É que andamos, todos, muito confusos com esta fase de qualificação...

AD

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Tiago, o do Sporting


Estava eu a pensar em futebol - coisa rara em mim - quando me lembrei de Tiago, guarda-redes do Sporting.

Lembrei-me que Tiago já tem cabelos brancos, já está velho, mas nunca jogou um jogo. Ok, jogou, sim. Mas se jogou, não ultrapassou as 17 partidas completas.

Na minha humilde opinião, Tiago nunca chegou a ter carreira.

AD

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Momento: "Eu digo cócó"

Simão Sabrosa, extremo do Atlético de Madrid, em declarações à imprensa na antevisão do jogo particular entre Portugal e o Liechenstein:

"Há semelhanças entre os jogadores do Liechenstein e da Dinamarca. Ambos são fortes fisicamente e disciplinados tacticamente".

P.S. Neste post Simão não merece fotografia.

AD

domingo, 26 de julho de 2009

Futebol de rua

Não liguem ao lado infantil da estatística, mas uma coisa é certa: os gordos vão sempre à baliza nas peladinhas de rua.

P.S. Como é óbvio, somos todos respeitadores das dimensões e diâmetros de cada pessoa. Esta estatística é apenas isso, uma estatística.

BM com Babel, Cirrst e Tiago, directamente da Tunísia

terça-feira, 21 de julho de 2009

Momento: "Eu digo cócó"

Manucho, avançado angolano, transferido do Manchester United para os espanhóis do Valladolid:

"Para esta época, o objectivo passa por marcar entre 30 a 40 golos".

AD e FG

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Luz, câmara, acção!


Ei-la! Chegou a pré-época, e em grande!

Sabem como descobri?

Liguei a televisão e fui parar à Eurosport. Aqui, neste brilhante canal de desporto, deparei-me com um jogo de carácter particular, de grande nível, disputado nas montanhas de ar puro austríacas: Twente - Schalke 04!

Enorme partida!

Começou a pré-temporada!

AD

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Sempre o mesmo


É minha convicção:

O técnico Ulisses Morais treina todos os anos a Naval 1º de Maio, mesmo tendo sido despedido em algumas ocasiões.

AD

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Paparazzi World


O único problema foi termos deixado em casa a nossa máquina fotográfica profissional. Assim, foi com um Nokia qualquer que registámos a presença de Branko Strupar, antigo internacional belga, com ascendência de leste. Peço-vos, por isso, um pouco de esforço oftalmológico.

Em suma, Branko Strupar, número 10 da selecção da Bélgica, mau jogador e a comer pastelaria portuguesa, às 12h24 da tarde, na Ericeira.

AD e FG com Hugo Costa, Cláudio e Acosta.

domingo, 28 de junho de 2009

Separados à nascença

Andrés Iniesta, avançado espanhol do Barcelona, e...

Landon Donavan, avançado norte-americano do Los Angeles Galaxy emprestado ao Bayern de Munique

BM

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Tenho a certeza absoluta!


Uma coisa é certa: Mário Zagallo nunca foi jovem!

AD, com Hugo Costa

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Está na hora

Já passaram quase duas semanas desde que acabou oficialmente a época portuguesa.
Ou seja, a pré-época, o chamado "defeso" já arrancou.

Em Portugal é sempre bom.
E este ano está a ferver.

Li agora no Público que o S.C. Braga está à procura de treinador substituto para Jorge Jesus. Na calha estão Quique Flores, Co Adriaanse e Michael Laudrup. Mas também Paulo Sérgio. Muito bem. Quique, Adriaanse, Laudrup e Sérgio. Três homens que podem ter um último nome e um outro que não pode ter um último nome. Tem de ter sempre dois últimos nomes.

Na Rádio Renascença compararam Pedrinho, da Académica, a Gary Neville, lateral-direito do Manchester United. Diz-se que o Hannover quer Pedrinho. Onde é que o Man Utd anda com os olhos, ainda mais com o balúrdio de dinheiro que tem agora para gastar?...

Cissokho mostrou o motivo pelo qual Luisão nunca tirou o aparelho dos dentes: o francês chumbou nos exames médicos feitos no AC Milan devido a um problema nos dentes: mordida assimétrica. E agora vai meter um aparelho dentário. Esse aparelho vai garantir que o defesa-esquerdo seja transferível na próxima época. Fazendo o paralelo: se Luisão tirasse o aparelho que tem nos dentes - algo que já tem desde bebé - o seu passe ficaria a valer uma garrafa de azeite do Minipreço.

O PAOK de Salónica quer contar com os serviços de Pablo Aimar no próximo ano. Assim sendo, vai apresentar ao SL e Benfica uma proposta de empréstimo. Sim, empréstimo. Como o negócio vai ser difícil, o PAOK diz ter um aliado de peso: Fernando Santos. Assim sim, o negócio torna-se fácil. Já imagino o argentino a dizer: "Fernando Santos? Deixem-me ir para a Grécia. Não me cortem as pernas!"

O Sporting - clube que não tem tido dinheiro para nada - está a negociar, este defeso, dois jogadores acima de cinco milhões de euros. Duas novidades nos leões: a inclusão do termo "negociar" e do substantivo "milhões" em vez de "milhares".

José Eduardo Moniz, director-geral da TVI, deu uma conferência de imprensa, em directo, de cerca de dez minutos, onde revelou que não vai ser candidato à presidência do Sport Lisboa e Benfica.

O FC Porto está a apresentar uma média de um jogador de dois em dois dias.

BM com AD e BV

quinta-feira, 4 de junho de 2009

É só estupidez pegada...

Quem gosta de futebol e, diariamente, vasculha jornais e sites desportivos sabe do que falo. A cada clique na Internet ou virar de folha no jornal, só se lê cócó.

Ora bem, vou passar das palavras aos actos, mas em palavras, para poderem ler melhor:

Carlos Queiroz, seleccionador nacional, diz o seguinte:

"Não gostaria de estar no lugar da Albânia. Reparem, na altura do hino, nos olhos dos nossos jogadores e vejam a vontade de ganhar que eles têm!"

Alvaro Pereira, jogador contratado pelo FC Porto:

"Assinei em quatro minutos!"

Pela terceira vez na concentração da selecção nacional, Moreira afirma:

"Somos mesmo como uma família!"

As preferências de Louis Van Gaal, novo técnico do Bayern Munique:

"Bayern interessado em Bosingwa", segundo o órgão de comunicação social, 13 milhões de euros serão suficientes para resgatar o lateral.

Savich, empresário de Alvaro Pereira:

"O Benfica nunca me contactou!"

AD

terça-feira, 2 de junho de 2009

Eu ia com mais calma...

Carlos Azenha durante a sua apresentação como novo responsável técnico do Vitória de Setubal, clube que pagou quatro ordenados em atraso nos últimos dias da temporada:

"Vamos defender como o Arrigo Sacchi e atacar como o Van Gaal!"

AD

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Festarola

Quando acaba o campeonato nacional, em Portugal, há um aproveitamento muito grande de carros velhos ou outras viaturas. Pintam-se, partem-se, decoram-se, arranjam-se cores e mete-se gente lá em cima a cantar "olé olé olé".

Portanto, existe uma espécie de "Pimp My Ride - Campeonato Nacional" em Portugal.


BM com a deliciosa colaboração de Hugo Costa

Rapidinha

Paulo Bento vai ser o novo treinador do Sporting. Toda a gente quer que assim seja. Menos do Paulo Pereira Cristóvão. Só ele é que quer que Erikson seja o treinador dos leões.

Mas convém salientar que Paulo Bento é o treinador mais desejado e mais assobiado do mundo.

BM

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Reparem nisto!


O Nacional da Madeira contratou um jogador esloveno. Nejc Pecnik é o seu nome. Dizem que é um camisola 10. Na foto é um camisola 7.

Agora reparem neste título de um jornal desportivo nacional:

"Pecnik para atacar a Europa".

A minha questão é: aonde é que querem chegar com esta manchete, hein? Digam lá? O Nacional vai atacar o quê com o Pecnik?

Quem achar que o Nacional vai atacar alguma coisa deposite a sua opinião no local habitual.

P.S. Reparem nos dedos esticados de Nejc.

AD

terça-feira, 19 de maio de 2009

As convocatórias da Mannschaft


A selecção alemã, treinada por Joachim Low, fulano moreno e pouco germânico, tem uma interessante forma de convocar jogadores não teutónicos.

Não existe muita polémica em volta do assunto. Convoca-se e ponto final. Não há fóruns de discussão ou opinião pública.

Agora, nesta última chamada, foi a vez de Cacau, avançado brasileiro de 28 anos do Estugarda. E é no sector atacante que a Alemanha gosta de não ter alemães. Podolski e Klose são polacos. Kuranyi não tem país. Asamoah (na foto) é ganês. Possuem um extremo direito, actualmente no Bétis, de nome Odonkor. Também este muito alemão. Existem ainda alguns turcos, mas não me recordo dos seus nomes próprios.

Em jeito de conclusão, penso ser esta a forma de pensar dos responsáveis da federação alemã de futebol (ler em português, com sotaque alemão e voz grossa):

"Para afastarmos, de forma definitiva, a imagem de povo racista e xenófobo, vamos convocar todos aqueles que, em tempos, eram pessoas a evitar: judeus (em forma de polacos), pretos (com o Gana como principal ponto de recrutamento), os turcos (não gostamos deles, mas são esforçados) e os brasileiros (para darem aquele toque açucarado à coisa)".

É a minha opinião. Uma óptima tarde para vós.

AD

Cronologia das eleições do Sporting Clube de Portugal

O Sporting Clube de Portugal não tinha candidatos à presidência do clube.
Depois, de repente, o Sporting Clube de Portugal passou a ter vários candidatos à presidência do clube.
Depois apareceu o fulano de pouco mais de 40 anos com o cabelo muito branco. José Eduardo Bettencourt não era candidato e agora já é.
De repente o Sporting Clube de Portugal já não tem mais candidatos. Passou de muitos para José Eduardo Bettencourt.
O Sporting Clube de Portugal ainda não foi a votos e já tem presidente.
José Eduardo Bettencourt é a pessoa ideal para que Paulo Bento continue sentado no banco dos leões. E para dar continuidade à linhagem de dirigentes que só vestem calças bejes, têm nomes de famílias abastadas e abdicam sempre a banca ou empresas de muito sucesso em prol do difícil trabalho de gerir o Sporting.

BM

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Lembrei-me de ti


Guiseppe Giannini, antigo internacional italiano e, antes de Totti, o grande ícone dos tiffosi romanos.

Quando jogava CM Itália (Championship Manager) era um bom número 10 para adquirir para a minha equipa. Porquê? Primeiro, porque era bom jogador. Segundo, porque a Roma estava sempre em crise financeira. E em terceiro lugar, porque até nem era muito caro.

Como teve sempre 31 anos de idade, Giannini conferia muita experiência ao meio-campo.

Quando deixou de ter 31 anos, terminou, de forma fulminante, a carreira com 36 anos.

AD

domingo, 10 de maio de 2009

Se eu fosse presidente do SL Benfica

Se eu fosse presidente do SL Benfica, não efectuava os dois jogos que faltam na Liga Sagres. Também não teria disputado o de sábado, frente ao Trofense.

Se eu fosse presidente do SL Benfica, nem despedia treinador, nem dispensava jogadores. Ficava lá tudo. Tenho a sensação que o problema não passa só por aí.

Se eu fosse presidente do SL Benfica, não participava nas duas próximas edições da Liga Sagres.

Se eu fosse presidente do SL Benfica, jogava um ano na 2ªdivisão B e a seguinte na Liga Vitalis.

Se eu fosse presidente do SL Benfica, fazia obras no estádio da Luz. A remodelação contemplaria o derrube da bancada Coca Cola, no 4º anel. Nunca está lá ninguém.

Se eu fosse presidente do SL Benfica, não comprava ninguém para o plantel (Patric já está assegurado, por isso não conta).

Se eu fosse presidente do SL Benfica, não deixava a equipa jogar na Europa.

Se eu fosse presidente do SL Benfica, despedia João Gabriel, director de comunicação do clube.

Se Luís Filipe Vieira tiver conhecimento deste texto, pode contactar os administradores gerais do blog, através do email deste espaço.

Muito obrigado e até, espero eu, à temporada 2011/2012.

AD

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Izmailov


Bom jogador, médio de inegáveis qualidades (reparem que na foto o russo já deixou Fucile para trás. O uruguaio está tão envergonhado, que está a olhar para nós).


Neste momento, tem um problema: "Está sempre inapto para a competição", segundo todos os relatórios divulgados pelo departamento médico do Sporting, nos últimos três meses, apesar da sua lesão ser curável em quatro dias.


AD

sexta-feira, 1 de maio de 2009


Na conferência de imprensa antes do Nacional-Benfica de amanhã, Manuel Machado, treinador dos nacionalistas, resolveu brindar-nos com mais uma das suas pérolas ao nível do discurso. O técnico podia somente ter dito que seria complicado atingir o 3º lugar, ocupado nesta altura pelo Benfica. Mas não, isso seria simples demais. Ora atentem bem no que ele disse:

- "A diferença de 6 pontos para o Benfica, embora possamos vencer este jogo, face ao calendário que nos falta cumprir não nos deixa grandes expectativas em podermos subir mais uma CASA(!)"

E mais não digo.

BV

Estamos em que mês?

Já há algum tempo que não emprestava a minha escrita ao nosso blog mas desta vez tinha de voltar até porque preciso que alguém me esclareça uma dúvida que adquiri nos últimos dias. Tendo em conta as últimas notícias desportivas sobre o Benfica pergunto:

- Estamos em Junho, Julho ou Agosto?

É que, face aos últimos acontecimentos, só podemos estar num desses meses. Porque já ninguém fala de um suposto campeonato que ainda decorre. Ou será que já não decorre? Fico à espera que algum dos meus amigos possa esclarecer-me correctamente. Obrigado.

BV

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Telegráfico


O Miguel Veloso além de apresentar recentemente cortes de cabelo rídiculos, fala sempre sobre ele na terceira pessoa.

Estejam atentos.

NM

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Dissertação II (com foto)


Tenho escrito neste espaço de forma muito telegráfica. As ideias surgem, e escrevo-as de seguida. Às vezes têm impacto, outras nem por isso...mas isso é irrelevante. O importante que é elas (as ideias) estejam lá.

Hoje, e depois de ter assimilado alguns acontecimentos, decidi fazer nova dissertação. O mesmo é dizer, escrever muito, dizer parvoíces, mas, ao mesmo tempo, suscitar reflexão. Vamos a isto, que já estou a teclar muito e ainda não falei sobre nada.

No meio das minhas pesquisas, com fins científicos e académicos, encontrei um antigo internacional canadiano: Tomasz Radzinski. Lembram-se? Talvez não. Mas se se recordarem desta pérola do continente americano, vão, tal como eu, perceber que no Canadá deveria haver uma lei que proibisse a prática do futebol naquele país. Qualquer coisa do género:

"É punível, com a pena de prisão perpétua, todos os cidadãos que forem vistos com uma bola de futebol nas mãos, ou a darem toques com os pés. O responsável pela compra do objecto também deverá ser punido, e, desta forma, o esférico deve estar sempre acompanhado da respectiva factura, para identificar o infractor".

Peço desculpa pela mediocridade da minha linguagem constitucionalista, mas penso que isto resolveria o problema, mesmo escrito desta forma. Não era preciso mais.

Em Abril, quem gostar de construir plantéis fictícios com jogadores que não conhece, apenas deve estar atento às capas dos jornais desportivos. Nesse aspecto, o clube presidido por Luís Felipe Vieira é campeão. Cito alguns exemplos, e, se repararem, os nomes são sempre algo estranhos. Analisem: Verdú; De Guzman; Patric; Biesewar; Ruben Micael (este português, mas igualmente inaceitável).

Mas no que toca a possíveis transferências, o clube mais improvável foi o que me fez dar uma gargalhada intensa: o Sporting. Sim, esses. Chama-se Carlão, joga no Leiria e não sei quem é. Manuel Fernandes, treinador do atleta no União local, diz mesmo que o clube de Alvalade deve apressar-se. E é assim: Carlão só há um, e todos sabem a quem me refiro.

Critiquem e chamem-me insensível, mas preferia que Lucho e Hulk se tivessem lesionado em Fevereiro e não agora. O FC Porto não tem mais nenhum jogo com equipas europeias, a final da Taça é contra o Paços e na Liga não jogam com nenhum dos rivais de Lisboa. A juntar a isso, dizer que apenas faltam cinco jogos. Talvez seja muito pouco.

É tudo.

P.S. Não vou falar do Pepe.

AD

quinta-feira, 16 de abril de 2009

As idades


Este é um tema recorrente para os autores deste espaço: "as idades dos jogadores de futebol".

Mas não pensem que estamos a insinuar falsificações no Bilhete de Identidade. Não! Nada disso. O que se trata, é que existem alguns atletas que têm sempre a mesma idade, mesmo que passem 15 anos.

Não vou dar exemplos exaustivos. Apenas vou referir a pessoa que me fez escrever estas linhas: Peguy Luyundula, avançado do PSG, tem 29 anos. A questão é que este atacante há 10 anos que tem 29 primaveras.

É só pesquisarem.

AD

domingo, 12 de abril de 2009

Paparazzi World



António Veloso visto em Barcelona a comer marisco.

Se não era ele, a equipa já tinha bebido um pouco a mais de cañas.

BM e FG

O Benfica e o mês de Abril

Reparem que, em Abril, o Benfica ou joga mal e ganha os jogos (o que se traduz numa enorme desilusão da sua massa adepta), ou então perde todos os seus desafios, sejam eles contra quem forem.

Esses desaires direccionam sempre o clube para um espectacular final de época. Normalmente, os seus jogadores caracterizam desta forma os restantes jogos:

"Restam seis jogos, o título está difícil, mas vamos honrar a camisola e tentar alcançar os objectivos que restam".

Convém ainda salientar que, quando é proferida esta frase, já não restam objectivos nenhuns.

AD

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Era uma vez...


Era uma vez um rapazola chamado Carlos Tevez, apanha bolas do Boca Juniors. Carlitos tinha um idolo:Juan Román Riquelme, estrela maior do plantel Xeneize e representante maior da aposta da Casa Amarilla nos jovens(Centro de estágio do Boca Juniors).

Durante o intervalo de uma partida para o campeonato, disputada na Bombonera, Tevez correu para Róman e pediu-lhe para tirar uma fotografia. O criativo acedeu. Abraçaram-se, e o resto é que se vê...ou o que se viu!

AD

terça-feira, 7 de abril de 2009

"Manuel Fernandes operado com sucesso"

Se formos ver bem, os jogadores de futebol também são sempre operados com sucesso. Nunca ficam bisturis dentro do organismo. Ou gazes. Nunca fica um pé fora do sítio. Ou um músculo rasgado. Nunca há problemas de operação da perna errada.

No fundo, os médicos são sempre melhores que os do hospital Amadora-Sintra.

Já tinham reparado?

BM

Momento: "Eu deito pombas brancas e passarinhos da boca"

Este é um momento de espectacularidade nas palavras futebolísticas.

A propósito da experiência de ter de jogar em La Paz, na Bolívia, a 3 600 metros de altitude, o defesa/médio argentino Javier Zanetti diz: "Não é futebol, é outro desporto".

Os jogos na Bolívia são sempre porfícuos em bons comentários no que diz respeito a jogar à bola em aviões sem despressurização. Já Alex Ferguson, há alguns dias, tinha dito a propósito da viagem de regresso do também argentino Carlos Tevez a Manchester. "Antes de mais, estamos à espera que o Tevez regresse. Parece que ele esteve a jogar em Marte."

BM

Final de época


Lanço esta questão, não como um dado adquirido, mas com o objectivo de angariar algumas opiniões, de forma a tentar perceber se o que vou afirmar corresponde à verdade. Aqui vai a ideia:

O bósnio Hasan Salihamidzic, lateral/médio da Juventus, lesionou-se no passado domingo, dia 5 de Abril, durante um jogo da Série A. Isto foi o que aconteceu.

Ainda assim, não têm a sensação de que Salihamidzic acabou sempre a época, a cada vez que se lesiona?

Pode parecer parvo, mas tenho esta sensação e gostaria de auxílio. Profissional, se possível.

AD

domingo, 5 de abril de 2009

No banco de suplentes

Após uma pesquisa muito intensiva pelos principais campeonatos mundiais onde se pratica o futebol - diga-se que o Estatísticas da Bola tem olheiros pelos cinco continentes - podemos concluir que só em Portugal é que os árbitros expulsam do banco de suplentes pessoas que não são nem jogadores nem treinadores - vulgo, "delegados ao jogo"; "elementos do staff profissional do clube" ou então pessoas apenas "ligadas ao clube", mas que, só porque usam um blusão com o emblema do grémio, têm livre acesso ao banco.

Muito bem, senhor futebol português! Está no bom caminho!

BM

sexta-feira, 3 de abril de 2009

A noite de Lisboa


Fala-se imenso da noite da capital portuguesa. Fala-se muito de Grimi, lateral-esquerdo do Sporting, que se move com o auxílio de muletas. Luisão também já esteve nas bocas do mundo. É verdade, nada de novo, bem como o médio do Braga, César Peixoto, sempre gostou da zona de Alcântara.

Tudo correcto, a meu ver.

Mas caros amigos, ler uma notícia a dizer que Vágner Love, avançado brasileiro do CSKA Moscovo tentou agredir uma "dançarina" numa discoteca de Lisboa, já é demais!

Pior, é ouvir o seu empresário explicar que o avançado "se encontrava em Lisboa a tratar de assuntos pessoais".

Claro, veio meter o IRS, aproveitando ainda para fazer a revisão no seu carro.

Assim não!

AD

Pinto da Costa


Pinto da Costa está sempre a falar ao telemóvel.

Sem mais,

AD

segunda-feira, 30 de março de 2009

Vá, faz isso!


O título é uma chamada de atenção para a barba do professor Carlos Queirós.

AD

quarta-feira, 25 de março de 2009

Está aberta a sondagem

O Estatísticas da Bola tem urgência em saber e perceber a opinião dos nossos três leitores e mais a minha mãe (BM) que vem cá com muito boa vontade (com a minha sobrinha de dois anos e meio ao colo) sobre quantos minutos vai ter o centrocampista do FC Porto Andrés Madrid na Liga Sagres, antiga Liga BWin, antiga SuperLiga Galp Energia.

Hipóteses:
a) 3 minutos
b) dois euros e meio
c) um número primo superior a sete
d) Vai coordenar logísticas

Estão abertas as votações.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Desculpem lá...

Chego a um quiosque, na zona de São Domingos de Rana, e leio uma manchete que diz o seguinte:

"Izmailov apto para o derby!".

De seguida, dirijo-me para o meu automóvel, acendo o meu auto-rádio, que ainda tem leitor de cassetes, e ouço o seguinte:

"Izmailov não joga frente ao Benfica!"

O que é que está mal aqui?

AD

quinta-feira, 19 de março de 2009

Hélio Pinto e Nuno Valente



Hélio Pinto e Nuno Valente. Dois jogadores portugueses que, em comum, apenas têm o facto de jogarem com o pé esquerdo como arma preferencial dentro dos relvados que pisam.

Ainda assim, ambos chamaram-me a atenção, devido às suas declarações esta semana. Não irei elaborar nenhum juízo relativamente às frases. Apenas vou reproduzi-las:

Hélio Pinto, jogador de uma equipa cipriota qualquer:

"As pessoas da selecção esqueceram-se de mim!"

Nuno Valente, lateral esquerdo do Everton:

"Sinto-me bem, contente e confiante!"

AD

quarta-feira, 11 de março de 2009

Também não era preciso seres assim...


Jurgen Klinsmann, treinador do Bayern Munique, no final do jogo frente ao Sporting, que terminou com o resultado de 7-1 favorável aos bávaros:

"Mostrámos quem manda!"

Confesso que de todas as declarações que ouvi no rescaldo da partida foi, de longe, a que me pareceu mais absurda.

AD

sábado, 7 de março de 2009

Carlos Carneiro


Não há muito a dizer sobre Carlos Carneiro, este avançado que hoje em dia milita no Paços de Ferreira, frequentou outros clubes (entre os quais o Panionios), mas que na verdade nunca saiu da capital do móvel.

Outra coisa que tenho a apontar é que Carlos Carneiro sempre teve aquela coisa na barba. Eu não sei se é barba em si, se é um sinal de nascença ou se é apenas surro.A verdade é que o Estatísticas da Bola teve acesso a uma fotografia de Carlos Carneiro em bebé e, já naquela altura, parecia ter ali qualquer coisa por baixo do lábio inferior...


BM

quinta-feira, 5 de março de 2009

Lembrei-me de ti


Este é um Lembrei-me, "efectivamente", de ti! Meus senhores, peço imensa desculpa por estar a relevar, de alguma maneira, este momento.

A questão é que acabo de trazer ao Estatísticas da Bola o extremo esquerdo que jogou em todas as equipas italianas: Giovanni Stroppa.

Ótimo para ter nos plantéis do Championship Manager (antigo CM, actualmente com as iniciais FM, de Football Manager). E porquê? Porque era barato e dizia no seu perfil que fazia bons cruzamentos a partir da esquerda. Excelente. Comprava-se sempre por 100 mil contos. Em qualquer clube que estivesse a sua condição era sempre de negociável.

Na vida real, na Série A, nos relvados a sério, Stroppa era mau jogador. Medíocre. Jogador muito útil para tornar o campeonato italiano competitivo, mas fraco na verdade. Se bem me recordo, trata-se de uma altura no futebol transalpino em que se tentava descobrir um Futre italiano. A melhor réplica foi Stroppa, muitas vezes número 10 em alguns clubes.

Saudades dos loucos anos 90 na Itália do futebol.

AD

quarta-feira, 4 de março de 2009

Paparazzi World



A legenda diz tudo. É Zvonimir Boban e os Pedros. O internacional croata numa passagem por Lisboa. Que volte sempre!

BM

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Aqui nem dá para colocar fotografia...

O FC Porto passou quase metade desta época a contratar cerca de 17 laterais para o plantel e hoje as possíveis opções para defesa-direito no clássico frente ao Sporting passam pelo Tomás Costa, Fernando ou Pedro Emanuel...

Por favor...

BV

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Fizemos-lhes algum mal?


Passado quase um dia após o jogo do Sporting frente ao Bayern, e já mais a frio, pergunto:

Qual é o problema dos bávaros com as equipas portuguesas?

Quem tiver respostas, por favor, deposite-as na zona de comentários.

Obrigado.

AD

Scolari já tem clube!



Meus amigos, o agente de Scolari trabalhou bem nos últimos dias e o treinador brasileiro já pode prosseguir a carreira noutro clube, este sim, recheado de "desequilibradores" no plantel. Com a chegada de Felipão, a Associação de Desenvolvimento da Quinta do Conde respira outro ar e os tecnicistas do clube ficaram radiantes por saber que Scolari privilegia jogadores que possam desequilibrar realmente.

O clube tem 2 campos relvados e Flávio Murtosa já anunciou que "neste clube é que temos tudo para vencer". Entretanto, os reforços começam a ser contratados. Scolari definiu 3 como prioritários: Nilson Sergipano (Marítimo), Chicabala (Lousada) e André Jacaré (sem clube), três brasileiros de reconhecida categoria que já actuaram em Portugal e vão, certamente, desequilibrar. Nos próximos tempos vamos revelando resultados e histórias do novo projecto de Luiz Felipe Scolari. Um vencedor nato.

BV com a colaboração de AP

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Constatação

Os jogadores argentinos ficam mais bonitos depois de acabarem a carreira.
Passemos aos exemplos:

Claudio Caniggia
Ganhou algum peso, só lhe fez bem. Tinha muitos traços de droga no corpo. Hoje em dia não faz nada.

Abel Balbo
Abel Balbo (hoje muito Abel Calvo), antigo avançado da Roma e Boca Juniors. Perdeu cabelo, mas não perdeu o charme! Olha este gatão!

Diego Simeone
O antigo trinco que expirava classe (vê-se pela primeira foto) tornou-se num treinador de sucesso. Mais ou menos. Esteve no River Plate onde só ganhou seis jogos e acabou despedido. Mas ganhou uma figuraça!


Nelson Vivas
Quem não se lembra de Nelson Vivas? Outra glória da Selecção Argentina que deu cartas também no Arsenal de Londres. Esteve muito bem com Diego Simeone no River Plate, onde era o adjunto.


Jose Antonio Chamot
Sinceramente não temos muito para dizer sobre José Antonio Chamot. Tirando o facto que este defesa direito se tornou um homemzarrão cheio de charme! Olhai!


Alejandro Mancuso

Aprendeu muito de imagem com Diego Maradona, de tal forma que se tornou bonito. É o actual adjunto da selecção Argentina de futebol.


Mauricio Pochettino
Este é Mauricio Pochettino. Foi ele que nos fez escrever isto. O treinador do Espanhol é, hoje em dia, um sensualão. E tem aqui admiradores! Que pão!

(...)

BM e AD

PS - Ao contrário do que se pode pensar depois deste post, os membros do Estatísticas da Bola são extremamente másculos e emborcam cervejas que nem uns valentes. Em caso de dúvidas sobre a masculinidade dos membros, que se faça como dizia Mourinho: "Tragam-nos as vossas irmãs".